Primeiras impressões 'O Maestro'


E a mais nova aposta da panini para o até então abandonado público shoujo é o mangá de mistério escrito pelo mesmo autor de Yakumo (Manabu Kaminaga) e desenhado por Nokiya (não é a mesma desenhista de Yakumo, então não esperem um traço semelhante). Não é o que o público esperava e é o que muitos fãs de shoujo chamam de “shoujo com pegada shounen”, no entanto, o que “O maestro” tem de a nos oferecer?


“Os pesadelos de Naomi Kuchiki levam a jovem flautista a buscar a ajuda de um misterioso psicólogo. Ishikura investiga o caso de uma múmia sem cabeça em um apartamento vazio. E Yuuki, após um intercâmbio problemático, se torna o maestro substituto de um musical prestes a entrar em cartaz. Quando as histórias se entrelaçam, abrem-se as cortinas de uma tragédia inimaginável...” Sinopse oficial do mangá.

Tal como “Yakumo”, “O Maestro” não é exatamente o titulo que nós, fãs de shoujos, esperávamos, pois é visível que ambos os mangás visam um público que não é o público de “shoujos padrões” (aqui no Brasil), no entanto, ambos os mangás têm muito a oferecer e eu, como colecionador e curioso, apostei em ambos, mesmo desconhecendo as duas obras e afirmo sem hesitar que Manabu escreve mistérios como eu não via a muito.

“O maestro” é, antes de tudo, instigante. Ele te faz curioso e consegue te prender fortemente a história, de modo que não perceba o passar das páginas e queira saber os próximos acontecimentos enlouquecidamente. Ele traz consigo uma gama de oito personagens que são apresentados, todos, em situações diferentes, mas que em algum momento da história vão se juntar para erguer a orquestra e dar inicio ao grande concerto. Cada personagem tem suas características próprias e cada um deles tem uma história particular, no entanto, apesar de muitos, a autora consegue apresentá-los de uma forma não cansativa, equilibrada e funcional, tonando a experiência de leitura ainda mais agradável.

"Se quer conhecer a verdadeira natureza de uma pessoa, a primeira coisa que deve fazer é irritá-la. A raiva despe as demais emoções." – Página 25.


Outra coisa interessante para se citar em “O maestro” são suas referências. Bem no inicio nós já vemos uma clara referência a “Hamlet”, de Shakespeare e mais para frente, temos uma citação ao pecado original, citado na bíblia. E lógico, ambas as referências tem ligação com a história e o mistério que a gira.

“O único jeito de cometer um assassinato sem deixar provas é fazer com que não encontrem o corpo.” – Página 122.

Sobre a edição brasileira, “O maestro” conta com o tratamento padrão da Panini, com conta capa colorida, sumário e o velho papel jornal já usado a muito. O valor de capa do mangá é R$11,90 e ele tem ao todo 4 volumes.


Eu, como leitor e colecionador, acho “O maestro” um ótimo titulo para aqueles que estão à procura de uma excelente história que te prenda, te deixe curioso e te faça analisar as coisas e tentar ao máximo entender o que está acontecendo. É um titulo curto, com um excelente mistério e excelentes personagens. Não sei qual será o desenvolvimento da história e pelo número de volumes, também não sei se será devidamente aproveitada, no entanto, eu espero muito do titulo e estou realmente curioso pelo volume 2.
JAPsychic

Nenhum comentário: